skip to Main Content
(19) 3475-4499 contato@alcalaadm.com.br
Inovação De Processos: Saiba Como Abandonar Métodos Antigos!

Inovação de processos: saiba como abandonar métodos antigos!

O desenvolvimento de tecnologias é um fator fundamental para melhorar nosso dia a dia. Atualmente, qualquer empresa pode interagir com seus clientes e responder e-mails com aparelhos que cabem na palma da mão a qualquer hora e lugar. Privilégios como esses e muitos outros só existem porque, em algum momento, sistemas antigos foram substituídos por metodologias mais eficientes.

A inovação de processos é algo que acontece em todos os setores de nossa sociedade. Estudos são feitos o tempo todo, fazendo com que qualquer atividade possa ser aprimorada ou substituída por uma metodologia que apresenta melhores resultados.

Como gestor, você precisa estar atento a essas novidades e aplicar novos conceitos em sua empresa. A gente sabe que não é fácil se adaptar à nova realidade e que você talvez esteja apegado ao tradicionalismo. Entretanto, ao insistir nos mesmos padrões de gestão, é impossível esperar resultados diferentes, não é mesmo?

Para começar a guiar você pelo caminho da inovação, este post vai mostrar a relevância que essas questões têm para o seu futuro e por que você deve abandonar métodos antigos. Acompanhe!

Qual é a importância da inovação de processos?

O crescimento das startups e a criação de novos nichos comerciais fomentam a quebra de paradigmas no mercado. É comum relacionar esse tema a gestões empresariais milionárias do Vale do Silício, por exemplo.

Não é preciso ir tão longe: tenha em mente que a inovação de processos vai além disso – e, sobretudo, que ela não depende de mudanças tão gigantescas.

Inovar significa reinventar o modo operacional do seu negócio, por menor que seja essa mudança. Você pode alterar o layout da sala de produção, trabalhar com um novo parceiro na área de contabilidade ou adotar um software para a automação de atividades: toda modificação é bem-vinda quando planejada e aplicada corretamente.

Como a inovação de processos é estruturada?

Provavelmente, você está lendo este post em um tablet, celular ou computador, certo? Essas tecnologias fazem parte de nossa rotina há alguns anos, mas você já parou para pensar como elas foram criadas? Grandes ideias não surgem do dia para a noite. É preciso muito empenho e dedicação para aprimorar ferramentas e promover a inovação de processos.

Para começar, você deve realizar uma pesquisa para encontrar alternativas de otimizar os produtos ou serviços que você já oferece aos seus clientes. Algumas gestões optam por desenvolver um setor especializado nesse tipo de estudo, adquirindo informações para as próximas etapas de inovação. Com esses dados em mãos, é possível traçar um planejamento para buscar oportunidades entre as tecnologias que a empresa já domina.

A descoberta de uma solução para essa situação abre uma nova porta: é hora de desenvolver um protótipo, ou seja, colocar a ideia em prática. Nesse momento, teste sua ideia com seu cliente para receber feedbacks com pontos de vista do usuário, o fator mais importante no processo de inovação.

Após o término dessas definições, o time de engenharia deve transformar o produto em uma solução melhorada, que possa ser aplicada o mais rápido possível. Agora, são determinados os materiais, fornecedores, processos logísticos e a quantidade de profissionais envolvidos. Lembre-se de que também é necessário definir as estratégias de marketing e as formas como o produto ou serviço chegará ao cliente final.

Muitos profissionais acreditam que a inovação de processos acaba por aqui. Entretanto, ela exige a melhoria contínua das atividades realizadas. É preciso analisar resultados e ver como o mercado se adapta àquilo que sua empresa oferece, assim como os posicionamentos e as medidas tomadas por seus concorrentes.

As startups passam por constantes mudanças, visando o atendimento das dores do mercado. Os pontos anteriores estão relacionados à criação de um novo produto, mas você também pode aplicá-los nos processos internos da sua empresa. Avalie o ambiente de trabalho e descubra o que impede o seu negócio de crescer.

De qualquer forma, fique pronto para sugerir mudanças sempre que alguma oportunidade surgir.

Quais são as principais dicas para pensar fora da caixa?

O roteiro de inovação que propomos acima já é um excelente ponto de partida para que sua empresa mude a situação e volte a crescer de forma saudável. Para desenvolver e manter um pensamento voltado à inovação, preparamos algumas dicas que podem ajudá-lo. Confira!

Enxergue possibilidades em cada problema

Uma situação indesejável deve ser solucionada o quanto antes. Apesar disso, as análises de suas causas e consequências são questões que não podem ser deixadas de lado. Todo problema representa uma oportunidade para crescer e descobrir novas oportunidades de mercado.

Se algo atrapalha o desempenho do seu negócio, tente analisar esse caso com uma ótica otimista e aproveite para mostrar que você não está acomodado.

Estabeleça boas metas

Até este momento, você descobriu que a inovação de processos é algo excelente para a saúde da sua empresa, mas ela por si só não fundamenta toda a estrutura da sua gestão. Nessas horas, as metas ajudam a mostrar o caminho a ser trilhado e não permitem que você e os seus colaboradores percam o foco em seus objetivos.

Por isso, determine metas que são alcançáveis por todos. A expressão “dar um passo maior do que a perna” deve ser evitada a todo custo, já que metas inconcebíveis impossibilitam o crescimento e desmotivam a equipe.

Não tenha medo de errar

Somos educados a acreditar que o erro é algo que não faz parte na carreira de um empreendedor. Na verdade, você vai errar bastante antes de obter o sucesso. Dessa forma, tenha confiança em seu pensamento e seja firme em suas decisões. Caso algo dê errado, avalie os seus erros e descubra novas maneiras para evitá-los no futuro.

O erro sempre fez parte da inovação de processos, portanto, utilize as suas falhas para mostrar ao seu time que todos podemos cometer pequenos enganos. Isso ajuda na melhoria do clima do ambiente de trabalho e fomenta o engajamento de todos em um só objetivo: o crescimento saudável da gestão.

Existem, de fato, várias questões que devem ser analisadas por um profissional que almeja o controle das necessidades da empresa. A inovação de processos é um tema fundamental nessas horas. Ela proporciona a melhoria contínua das atividades e permite que os clientes sempre estejam satisfeitos com o serviço prestado.

Os resultados atuais do seu negócio não satisfazem os seus objetivos? Então aplique as dicas mostradas neste conteúdo e mude a forma como você se posiciona perante o novo.

Inovar é uma tarefa difícil, que tem de ser feita continuamente até que você interiorize as suas características. Isso deve se tornar um hábito tão natural quanto levantar e tomar café da manhã.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top